Coma peixe, porque vale a pena

Coma peixe, porque vale a pena

Todos sabemos que devemos comer peixe. Por quê? Porque diz-se que o peixe tem efeito a tudo. Mas o que exatamente significa isso e o que são os famosos omega-3?

Coração mais saudável

A vantagem de peixe sobre a carne vem do fato de que ele contem ácidos graxos insaturados e não como o resto - saturados. As gorduras saturadas contribuem para o desenvolvimento da hipertensão e a arteriosclerose, e como resultado de alguma forma para a insuficiência cardíaca e outras doenças cardiovasculares graves. Ácidos graxos insaturados são, por sua vez, arma na luta contra estas doenças. Os ácidos gordos mais valiosos presentes nas gorduras de peixe são omega-3. São principalmente ácido eicosapentaenóico e ácido docosa-hexaenóico. O seu consumo regular ajuda a reduzir o colesterol LDL, diminuindo assim o colesterol total. Evita a acumulação de placas em função das artérias, evitando assim a hipertensão, trombose e doença cardíaca isquémica.

Melhoria do funcionamento do cérebro e redução do risco de depressão

Estes ácidos gordos afectam beneficamente o sistema nervoso - alimentam o cérebro e reforçam a concentração. Portanto, em tempos de aumento do esforço mental (por ex. durante a sessão de exames), é aconselhável comer 2-3 peixes por semana. Omega-3 também ajudam a prevenir a depressão e reduzir a tensão nervosa. Esta função também é suportada pela presença de vitamina D. Quando estamos de mau humor também pode escolher peixe magro que vai nos fornecer vitaminas do complexo B.
 

A pele mais bonita e visão melhor

Além de vitamina D, os peixes gordos fornecem-nos também com as vitaminas A e E. Se somarmos com as mencionadas omega-3, então podemos falar sobre o impacto muito positivo da peixe, sobre o funcionamento da visão e da condição da pele. Estas vitaminas têm qualidades anti-envelhecimento, gorduras benéficas que nutrem a pele e a visão ganha substâncias que impedem a degeneração macular e cegueira noturna.