Gorduras trans perigosas

Gorduras trans perigosas

Consumidores conscientes, ou seja, aqueles que conhecem a composição dos alimentos e leêm as informações nas embalagens, provavelmente já conhecem o termo "gorduras trans". Vamos apresentar o que está por trás deste nome e ao que leva o consumo delas.

Boa gordura, má gordura

Na dieta adequada do homem, 25-30% de energia tirada dos alimentos devia vir das gorduras. Igualmente importante na quantidade como na qualidade. Os ácidos mais saudáveis e mais desejáveis são ácidos graxos monoinsaturados (encontrados por exemplo em nozes,e óleos derivados deles, óleo de canola, abacate, azeitonas) e ácidos graxos poliinsaturados (que estão por exemplo em peixes, nozes, sementes de girassol, óleos vegetais, sementes de sésamo). Podemos também consumir gorduras saturadas (manteiga, queijo, carnes e produtos derivados, leite gordo, leite de coco, óleo de palma, bolos, gorduras para pastelaria), mas deve ser fortemente restringido.

As gorduras trans - informações básicas

As gorduras trans são gorduras vegetais que tenham sido alteradas ao nível de moléculas através da adição de hidrogênio. Na prática, isto significa que foram curadas. Mas esta mudança traz consequências graves para o bom funcionamento do organismo humano.

Atenção! Prejudiciais!

Os resultados de vários estudos e publicações científicas falam de perigos de gorduras trans. Por exemplo, os pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que apenas uma porção de batatas fritas todos os dias então cerca de 7 gramas de gorduras ingeridas aumenta o risco de doenças cardíacas em 50%. Números semelhantes referem-se ao risco de desenvolver diabetes. Além disso, a investigação continua (até agora) confirma o risco de desenvolver cancro, em ligação com o consumo deste tipo de gorduras. O francês Françoise Clavel-Chapelon comprova que o risco de cancro de mama em mulheres é quase duas vezes maior se consumir gorduras trans industriais. Nutricionistas em todo o mundo aconselham, para não consumir os alimentos que contêm gorduras vegetais hidrogenadas.

Gorduras trans podem ser encontradas nos seguintes produtos:

  • algumas gorduras de fritar e barrar, margarinas,

  • bolachas, biscoitos, batatas fritas, bolos recheados com massa de gordura,

  • alguns cereais para pequeno almoço, por exemplo muesli tipo crunchy,

  • maionese,

  • natas para café em pó,

  • produtos fritos em gordura aquecido muitas vezes (batatas fritas, bolos, salgadinhos).